O longo prazo nos investimentos

27/05/2020 09:26

O longo prazo, aliado com uma boa estratégia na construção de uma carteira de investimento, torna-se uma ferramenta poderosa para financeiramente prosperarmos.  Mas por que é tão difícil manter o foco no longo prazo?

A dificuldade se dá pela sociedade imediatista em que vivemos e pela velocidade de mudanças que ocorrem ao nosso redor. Atualmente, o sucesso no mundo dos investimentos é para poucos, pois para a maioria das pessoas, o que realmente importa é viver o hoje. Não se consegue pensar e planejar nosso futuro ao nos depararmos com tanta informação e com tanta tecnologia, que muda constantemente e em um espaço de tempo cada vez menor. 

Todos esses fatores nos fazem acreditar que pensar a nossa vida para daqui a cinco, 10 ou mais anos, seja algo muito distante e inimaginável. O que acaba acontecendo é que toda essa “aceleração” nas nossas vidas nos levam a tomar decisões financeiras, em curto prazo, errôneas e prejudiciais ao futuro do nosso ser. 

Um exemplo disso é o pensamento de muitas pessoas de “torrar” o dinheiro disponível com prazeres imediatos em vez de guardá-lo e ir acumulando riqueza, para ver seu patrimônio crescer. Ou então, há casos de pessoas montando uma carteira de ações dizendo que é para o longo prazo, mas ao ver a cotação dos seus ativos caindo logo após ter feito o investimento, entram em desespero e acabam os liquidando com prejuízo. Desta forma, acabam prejudicando algo que poderia lhe trazer ganhos muito maiores no futuro. 

Definitivamente, não é fácil imaginar nossas vidas no amanhã. Contudo, paciência e ter a capacidade de analisar a real necessidade de certos dispêndios de dinheiro, bem como ser racional com os investimentos, são mecanismos fundamentais para se ter uma vida financeiramente próspera.

Eu sou o Rafael Freitas, sócio e assessor da GX Investimentos.

Quer continuar conversando sobre investimentos? Clique aqui.

 

 

Outras postagens Deste Blog

Voltar Topo