O consumidor almeja pelo crédito

28/11/2017 16:00

Indicadores de produção industrial e comercial apontam que a economia começa a reagir, sinalizando uma tendência positiva. O varejo recebeu o aporte dos saques do FGTS, investiu em campanhas promocionais como black friday e aguarda a entrada do décimo terceiro. A população almeja por novos postos de trabalho e renegociação das contas atrasadas para alterar a condição de inadimplente e voltar a utilizar o cartão de crédito, que é um farol de esperança.

O cartão de crédito atua como um motivador natural dos consumidores: quando a pessoa tem crédito acredita que pode sonhar, se sente protegida, se arrisca a comprar. Se não tem crédito, a desmotivação aumenta junto com as preocupações.  

O IPO – Instituto Pesquisas de Opinião verificou a expectativa dos gaúchos com o futuro a partir da seguinte questão: Pensando na sua vida e na vida da sua família, o que o(a) Sr.(a) espera para este ano? (%)

- Vai melhorar 46,9%
- Vai ficar como está 27,8%
- Vai piorar 23,9%
- Não sabe avaliar 1,5%

Os gaúchos se dividem e os que tem dúvida com o futuro optam por cautela na hora da compra. A tendência é que o ticket médio de cada presente de natal seja inferior a R$ 100,00, mantendo a média de 2016. Além de suprir alguns gastos com as festividades do final de ano, há três linhas de comportamento na utilização do décimo terceiro:

a) O primeiro grupo pensa em pagar dívidas ou parte delas para sair da inadimplência, ou até mesmo apenas equilibrar as contas do mês.

b) O segundo, temeroso com a economia, pensa em poupar, em ter uma reserva técnica, prevendo, especialmente, o aumento das despesas no início do ano (IPTU, IPVA, Educação...).

c) O terceiro grupo tende a investir o décimo terceiro em presentes, em bens de consumo duráveis ou em produtos destinados à família, tentando equacionar a lista de pendências do ano.

O décimo terceiro servirá como um estimulo para os gaúchos, em especial, para os 46,9% que acreditam que situação irá melhorar e se o comércio almeja a ampliação de suas vendas, precisa fomentar uma campanha de renegociação com os seus clientes inadimplentes. Quase um axioma: mais crédito, mais vendas!

Comportamento e Sociedade

O Blog Comportamento e Sociedade será comandado por Elis Radmann.
Socióloga MTb 721
Mestre Ciência Política UFRGS
Diretora do IPO - Instituto Pesquisas de Opinião  www.ipo.inf.br
Conselheira ASBPM (Associação Brasileia de Pesquisadores de Mercado Opinião e Mídia).
20 anos de atuação na coordenação de pesquisas de opinião.

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