Estado

Investimento

Assistência à agricultura familiar recebe 220 carros e computadores

Por Assessoria , 11/02/2019, 17h48

Um reforço importante para quem tem a função de orientar e prestar assistência técnica aos agricultores familiares do Estado. O governo gaúcho entregou, nesta segunda-feira (11), 108 novos veículos para a Emater/RS, entidade que faz o trabalho de extensão rural no Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite e o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Covatti Filho, também oficializaram o repasse de 120 computadores portáteis (ultrabooks), já recebidos pela Emater.

Os automóveis são do tipo Fiat Mobi Like Flex 1.0 ano/modelo 2018/2019. A nova frota e os computadores foram adquiridos por meio de um convênio com o governo federal, firmado em 2016, no valor de R$ 4,8 milhões, sem necessidade de contrapartida do Estado. O governo gaúcho fez a compra por meio de licitação, vencida pela empresa que apresentou o menor preço. Ao todo, são mais de 70 municípios diretamente beneficiados.

A importância desse reforço se torna ainda mais compreensível quando se leva em conta o peso da agricultura familiar para a economia do RS: 333 mil estabelecimentos rurais têm a família como base, o que significa 91,2% das propriedades gaúchas, segundo o último Censo Agropecuário do IBGE.

O governador afirmou que cuidar da agricultura familiar é cuidar da economia do estado: "Os carros são instrumentos de trabalho, obviamente não fazem nada sozinhos. Mas dão suporte ao serviço qualificado e fundamental da Emater, especialmente nas pequenas propriedades. As novas técnicas e tecnologias, quando chegam com a devida orientação até a ponta, podem significar mais renda para os produtores. E o campo é um setor vital, que precisa ser fortalecido, até mesmo para enfrentar a nossa crise financeira".

Segundo o secretário Covatti Filho, é preciso renovar a estrutura da Emater, que ainda tem automóveis da década de 1980: “Temos que dar as melhores condições possíveis aos técnicos e extensionistas, que já prestam um excelente serviço, mas precisam de modernização. A gente ainda está muito preso ao papel e dá pra atualizar com tecnologia. Por isso os ultrabooks e os carros". A solenidade aconteceu na sede da SEAPDR, em Porto Alegre. Também estavam presentes o presidente da Emater, Iberê de Mesquita Orsi, técnicos da entidade, prefeitos e representantes de entidades do setor.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Voltar Topo