Estado

Saúde

8ª Conferência Estadual de Saúde reúne cerca de 3 mil participantes na capital até domingo

Por Assessoria , 24/05/2019, 17h33

Com a participação de mais de 3 mil pessoas, foi aberta nesta sexta-feira (24/5) a 8ª Conferência Estadual de Saúde, em Porto Alegre. Realizada a cada quatro anos, o evento reúne convidados e delegados eleitos nas etapas municipais, que representam usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da área, gestores e prestadores de serviços. Esse grupo irá propor as diretrizes para a formulação da política de saúde pública.

Promovido pela Secretaria da Saúde (SES) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), o evento segue até domingo em Porto Alegre.  Na abertura, realizada no auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, a secretária da saúde, Arita Bergmann, destacou a representatividade ali presente e o tamanho do evento. “É o maior evento da democracia participativa pelo SUS do Estado”, disse.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Claudio Augustin, explicou que foram realizadas 406 conferências municipais de saúde, que encaminharam para a etapa estadual mais de 10 mil propostas. Essas foram condensadas em 206 itens, que agora serão discutidos pelos delegados. Por último, 20 serão escolhidas para a Conferência Nacional de Saúde.

Também presente na abertura, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, falou da importância da paridade do evento, que distribui suas vagas entre usuários, trabalhadores, gestores e prestadores. “Apesar das divergências entre os segmentos, podemos ter uma unidade, aberta ao diálogo e ao avanço na saúde pública”, disse.

A conferência tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A programação continua no sábado (25/5), com discussão dos grupos de trabalho, que farão debate e votação das diretrizes e propostas oriundas das etapas municipais. A reunião desses grupos será feita nas escolas estaduais Júlio de Castilhos e Protásio Alves, na capital. No domingo (26/5), a plenária final ocorre novamente no auditório Araújo Vianna, pela manhã. Serão eleitos os 140 delegados que representarão o RS na conferência nacional em Brasília, entre 4 e 7 de agosto.

Foto: Divulgação

Voltar Topo