Rio Grande

História

Atividades da Semana Nacional de Arquivos tem início em RG

Por Assessoria , 06/06/2017, 09h20

Dos dias 5 a 9 de junho, Rio Grande faz parte da I Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa,  aprovado pelo Conselho Nacional de Política Cultural. A data escolhida para a realização do evento é para celebrar o Dia Internacional dos Arquivos, no dia 9 de junho. O objetivo principal é abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental desenvolvido no país.

As atividades são na Prefeitura Municipal e tiveram início com a exposição “Traços da Memória”, oficialmente aberta na última segunda-feira, 5. No dia da abertura também foram realizadas palestras com o tema “Entre a vida e a morte: como animar o patrimônio documental?”, com o  professor da Universidade Federal de Pelotas,  Diego Ribeiro  e “A interface metodológica entre Arquivologia e Biblioteconomia na promoção do patrimônio documental”, com o professor da Universidade Federal de Rio Grande, Rafael Semidão, assim como uma Mesa Redonda “Patrimônio documental e sociedade: diálogos possíveis”.

Em Rio Grande, as ações serão promovidas pelo Arquivo Público e Histórico Municipal do Rio Grande, pelo Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e pela Associação dos Arquivistas do Rio Grande do Sul, com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria da Cultura (SeCult) e da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, e também do curso de Arquivologia da FURG.

A programação vai promover eventos acadêmico ou artístico cultural, contando com visitas guiadas ao Arquivo Municipal, palestras, mesas redondas e saraus.

Voltar Topo