Rio Grande

Saúde

Liga do Trauma ministra Curso de Reanimação Cardiopulmonar para população no Praça Rio Grande Shopping

Por Assessoria , 25/08/2015, 16h38

Uma pessoa em parada cardiorrespiratória sem atendimento de emergência perde a cada minuto do início da situação até o momento da desfibrilação e Reanimação Cardiopulmonar (RCP) cerca de 7 a 10% das chances de sobreviver, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Essa preocupação motivou uma mobilização nacional, no próximo dia 29, para capacitar o maior número de pessoas a prestarem os primeiros socorros às vítimas, isso aumenta consideravelmente as chances de sobrevivência, quanto mais pessoas souberem a reanimação cardiopulmonar, mais vidas serão salvas.

Em Rio Grande, a Liga do Trauma, formada por acadêmicos de Medicina e Enfermagem da FURG e coordenada pelo médico cirurgião Filipe Geannichini, estará no Praça Rio Grande Shopping, das 10h às 22h,  orientando quem passar por lá, já que a maioria das paradas cardiorrespiratórias que ocorre fora dos hospitais acontece em domicílios, locais de grande circulação como shoppings, aeroportos, clubes e academias. O grupo estará à disposição de todas as pessoas, o curso ministrado por eles é individual e dura apenas 10 minutos. É gratuito e não precisa de inscrição prévia.

Mobilização: Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar 2015

Este evento já aconteceu no ano passado, envolveu nove cidades e 14 diferentes Ligas do Trauma em todo o país que capacitaram cerca de 5000 pessoas para realizarem RCP e salvarem vidas. Em Rio Grande, cerca de 300 pessoas receberam o treinamento em reanimação cardiopulmonar e primeiros socorros em adultos, crianças e lactentes.

Mantendo a mesma proposta do ano anterior, neste ano o evento ocorrerá simultaneamente, executado por 42 ligas acadêmicas, em 22 cidades do país (Rio Grande – RS, Boa Vista – RR, Catanduva – SP, Chapecó – SC, Colatina – ES, Fortaleza – CE, Franca – SP, João Pessoa – PB, Juiz de Fora – MG, Macaé – RJ, Manaus – AM, Porto Alegre – RS, Ribeirão Preto – SP, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA, São Luís – MA, Teresina – PI, Vitória - ES, Alfenas - MG, Belo Horizonte - MG e Divinópolis - MG) com sua execução em cada cidade sob responsabilidade da respectiva Liga Acadêmica.

O evento de Rio Grande ocorrerá novamente no Praça Rio Grande Shopping durante todo o horário de funcionamento do empreendimento.

 

Voltar Topo