Rio Grande

Integração

Prefeitura promoveu tarde de ação social no Taim: atividade levou serviços até a população

Por Assessoria , 16/04/2018, 14h54

Facilitar o acesso da população aos serviços públicos da Prefeitura. Esse foi o objetivo da ação realizada durante toda a tarde da última quinta-feira (12), no Taim. Entre os serviços levados até os moradores, estiveram o de encaminhamento do CPF, confecção do título de eleitor e cadastramento biométrico, além de serviços de saúde, como a confecção do cartão SUS, medição de pressão arterial e orientações sobre os programas Primeira Infância Melhor e Saúde do Idoso. A iniciativa faz parte do programa "Rio Grande ComVida", do Governo Municipal.

Contando com a participação do prefeito Alexandre Lindenmeyer, a ação reuniu cerca de 150 pessoas da comunidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Pedro Osório.  A escola, que atende 47 alunos da localidade, teve a pracinha revitalizada, com reparos dos brinquedos antigos e doação de novas estruturas, algumas feitas com material reciclado.

Durante a ação, as paredes da escola foram pintadas com palavras escolhidas pelas crianças, em um trabalho do artista Gui Gerundo. Ainda durante a tarde, Lindenmeyer ajudou as crianças no plantio de vegetais para a sua nova horta, com mudas doadas pelo Executivo Municipal.

Para o prefeito, a realização de uma atividade como essa serve para “reconhecer o trabalho e a vida das pessoas no campo, que ficam distantes dos serviços prestados no município e trazer esse acontecimento pra cá, ao alcance dos que necessitam”. Ele também se mostrou agradecido pela colaboração das pessoas que estiveram envolvidas: “Hoje é uma data especial, com oportunidade de executar essa ação social na área da saúde, com o Banco de Vestuário, a biblioteca e os corte de cabelo, além dos outros serviços. Eu queria agradecer muito a comunidade, os servidores e todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para que esse dia acontecesse”, completou.

A proposta da tarde de atividades surgiu através de conversas do subprefeito do Taim, Mauro Lopes, com a população da região. Lopes destaca que “muitas pessoas não têm como chegar à cidade ou realmente não tem condições de procurar os serviços, alguns deles são pagos, e aqui os serviços são todos gratuitos. É muito gratificante ver o resultado”.

A coordenadora da escola, Vanessa Ribeiro, acrescenta que a comunidade ficou muito satisfeita com os serviços trazidos. Para ela, o que mais alegra é o trato com as crianças na revitalização da horta, pois elas estão “contentes e fazendo os planos com expectativa de consumirem o produto do trabalho deles. E ajuda muito na comunidade, pois eles podem acompanhar o resultado do plantio, exatamente a atividade que as famílias da região exercem”, afirma.

Através da Academia Maurício Santos, foi realizado, de maneira gratuita, os serviços de barbearia, cabeleireiro, manicure e maquiagem.  A atividade foi desempenhada pelos alunos da instituição, com supervisão do proprietário da academia.

Também houve participação do Banco Municipal de Vestuário (BMV) com doações de vestimentas para os moradores, da Secretaria de Município da Pesca (SMP), que encaminhou o pedido do Registro de Pescador Profissional Artesanal (RGP) e disponibilizou o carimbo para o Talão de Produtor Rural. Também houve atuação da Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos Animais, que passou informações sobre o atendimento que será prestado pelo Castramóvel no mês de maio na região, além da presença do Ônibus Biblioteca.

Fotos: Marcos Jatahy/PMRG

Voltar Topo