Rio Grande

Procissão luminosa comemora dia de Santo Antônio

Por , 13/06/2018, 17h04

As comemorações a Santo Antônio foram realizadas em várias comunidades riograndinas. Conhecido como o “santo casamenteiro”, o dia de comemorar é nesta quarta-feira, 13.

 

Na Catedral de São Pedro, a missa foi realizada às 16h, pela saúde e distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio. Já na comunidade de Santa Teresa, haverá uma procissão luminosa, a partir das 19h, com missa festiva.

 

De acordo com informações da Capela Santo Antônio, de Tavares, “o pão de Santo Antônio simboliza tudo: a vida e a fraternidade, em especial. Quando se diz que falta o pão, diz-se que falta a comida, o alimento, o necessário para a vida. Por isso, Jesus ensina a pedir o pão de cada dia, em outras palavras, que Deus conceda a vida, para que se possa realizar a sua vontade, para que o seu Reino venha, e, assim, seu nome seja santificado, ele que é nosso Pai”.

À luz da Teologia do culto dos santos, se diz que Santo Antônio, por ter sido um “homem enamorado de Cristo e do seu Evangelho”, apresenta uma mensagem muito rica. Poderíamos desdobrá-la a partir dos símbolos com os quais ele é representado, como o Livro dos Evangelhos. o Menino Jesus sobre o Livro, a Cruz, o lírio.

 

Foto: Divulgação

 

 

 

 

Voltar Topo