Atualmente, vem crescendo os amantes pela práticas desportivas, dentre elas a corrida. Seja pela busca de performance, emagrecimento ou até mesmo bem estar, afinal correr é uma das principais atividades capazes de proporcionar liberação de endorfinas e adrenalina, hormônios esses, que são percursores na sensação de prazer e felicidade no organismo.
Paralelo a isso, aumenta o interesse pela melhora no desempenho, que estão atrelados ao menor tempo e maior distância nas corridas. Com isso, buscam se meios e estratégias de treinamento que possam otimizar esses resultados.
No entanto, aquelas pessoas que possuem um olhar atento no que se refere a alimentação e suplementação adequada ganham maior vantagem em relação àqueles que não replicam tais cuidados. Mas quais benefícios seriam estes?
1. Controle e qualidade na composição corporal, lembrando que indivíduos magros possuem maior velocidade para desempenhar a corrida quando comparados aos sujeitos com excesso de massa corporal.
2. Maior desempenho e constância de performance em provas de competição.
3. Melhor recuperação muscular entre as provas e consequentemente sucesso na periodicidade de treinamento.
4. Menor risco de lesão a nível músculo esquelético nas corridas.
5. Redução do estresse oxidativo, gerado pelo exercício e manutenção do perfil imunológico, diminuindo assim, diversas reações clínicas.
Então, se você procura maior desempenho e qualidade de vida, combine seus treinos com boas estratégias nutricionais, as quais considerem a sua individualidade, o volume de treinamento e o seu objetivo, sejam eles vinculados a saúde ou aquele lugar tão sonhado ao pódio!!
Você sempre pode mais! Conte com ajuda da Nutri!
Com a chegada do verão aumenta a procura por um corpo sarado, definido e com músculos amostra, não é mesmo?! E na hora de ponderar essas questões se pensa em estratégias que possam ser capazes de aumentar a massa muscular, a tão esperada hipertrofia e nesse cenário é comum pensarmos em suplementação, aumento da ingestão de proteínas e no que comer antes e depois do treino. Mas te digo que se sua alimentação base não estiver alinhada e adequada nutricionalmente, pouco irá adiantar modular os itens citados acima.
O anabolismo, ou seja, o ganho de muscular, depende de várias variáveis, entre elas tempo, dedicação e constância dos hábitos saudáveis! Infelizmente não é do dia para a noite que conquistamos o corpo desejado, você pode até querer utilizar atalhos para facilitar o processo, como o uso de anabolizantes, mas será que vale custo e benefícios?? Poderia até te dizer que sim, caso seja realizado dentro de um protocolo médico, controlando doses, periodicidade e todas condições clínicas que implicam em tal conduta, caso contrário mais cedo ou mais tarde, sua saúde pagará por isso!
Mas é possível alcançarmos bons resultados dentro de uma estratégia nutricional que promova o ganho de massa muscular, com isso, ressalto aqui alguns pontos:
1. Aporte energético elevado, o mesmo deve ser ponderado de acordo com a resposta de treinamento.
2. Adequação de proteínas e aminoácidos como: carnes, ovos, feijão & arroz, proteínas isoladas em pó. Lembrando que o excesso não gera maior crescimento muscular e sim acarreta em acúmulo de gordura corporal.
3. Ajuste de carboidratos, considerando a resposta glicêmica com os horários da ingestão.
4. Inclusão de boas fontes de gordura, pois são as elas que gerenciam os hormônios anabólicos como a testosterona e interferem na absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).
5. Boas horas de sono, é dormindo que o corpo se recupera e gera maior resposta anabólica.
6. Descanso entre os treinos e grupos musculares, treinar em demasia interfere diretamente no crescimento muscular, se você não está “crescendo” reveja também seu treino com professor de educação física.
Portanto se seu objetivo é hipertrofia, aumento de massa muscular comece planejando suas refeições e isso se dá em todas elas, não só no pré e pós treino. Coma e treine de verdade! Se cerque de profissionais da ed. física e nutrição para otimizar teus resultados!
E por fim, reflita como você estará daqui a dez anos com o estilo de vida que você tem hoje? Viva em busca da sua melhor versão!! E sinta os benefícios de estar bem com a tua saúde e auto estima! Pense nisso?!
As principais dicas dos profissionais que participam do Help Oceano.