O novo normal - III

22/05/2020 09:38

Tenho conversado com muitos clientes e, em muitos casos, as pessoas não querem falar sobre dinheiro. “Jerônimo, não posso tomar decisão nenhuma sobre dinheiro agora”. Eu sempre dou a mesma resposta: “Se seu carro estiver prestes a estragar você dará a mesma resposta ao mecânico? Se o mecânico disser que pode melhorar a performance de seu carro, sem gerar custos, apenas mudando algum aditivo ou acessório, você diria para ele que não tomaria uma decisão neste momento?”.

Com o dinheiro também é assim. Você precisa fazer as revisões no seu carro, os checkups com seu médico. E, também, precisa analisar a sua gestão financeira, já que é o dinheiro que viabiliza comprar e manter um carro, e arcar com os custos de saúde.

Está crise é o momento exato para analisar o seu dinheiro, para entender o quanto realmente está rendendo, se você está perdendo rentabilidade para a inflação, se o mercado pode apresentar novas oportunidades. Se você não fizer agora, talvez tenha que fazer no futuro - no novo normal, e isto pode gerar prejuízos que você nem imagina.

O dinheiro também envolve fatores psicológicos, o que torna mais complexa a atuação de um especialista na área, ainda mais em um ambiente de caos como o que estamos vivendo. Porém, estar preparado para a tempestade é uma estratégia simples e eficiente, para atravessar a crise com o máximo de conforto e se adaptar ao novo normal de uma forma menos traumática.

O preparo para a tempestade vai muito além de guardar o dinheiro ou cortar gastos. Estar preparado para a tempestade envolve práticas que tornem mais eficiente a sua relação com o dinheiro. Isto serve para quem já tem um bom controle financeiro, com acúmulo de capital e, também, para quem não possui recurso em caixa, que esteja precisando de crédito - que, provavelmente, está sendo negado pela política dos bancos.

E por qual motivo não está tomando estes cuidados? Por puro hábito? Por receio em mudar?

Vamos conversar a respeito? Somos um escritório local e temos o compromisso de ajudar a população de Rio Grande a melhor investir o seu dinheiro.

Eu sou o Jeronimo Nunes, assessor da GX Investimentos.
Quer conhecer um pouco mais do meu trabalho? Clique aqui.

Outras postagens Deste Blog

Arquivo

Voltar Topo