Rio Grande

Tecnologia

15ª Fitec acontece neste final de semana no Partage Shopping

Por Rodrigo de Aguiar , 15/06/2019, 16h30

Acontece neste final de semana, no Partage Shopping, a 15ª edição da Feira de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Rio Grande (Fitec Furg). O evento se caracteriza como uma oportunidade para a população conhecer um pouco mais dos estudos que são desenvolvidos pelos acadêmicos dos cursos ligados a área tecnológica e também como uma oportunidade de aproximar ainda mais a instituição da comunidade.

De acordo com a diretora de inovação tecnológica da Furg, Danúbia Espíndola, a Feira consiste em "um espaço onde a universidade traz as iniciativas de empreendedorismo e de inovação para fora dos muros da instituição", com uma série de atividades, entre elas a sala Hub de Inovação, onde são ministrados diversos cursos e oficinas de games que podem ser conferidos pela comunidade, onde funcionava o antigo Bauhaus.

Na frente deste espaço, os visitantes poderão encontrar todos os empresários ligados à universidade, como os empresários juniores, ligados às unidades acadêmicas, os empresários do parque tecnológico e os empresários da encubadora de empresas de base tecnológica da Furg. "Já bem no lounge da frente da hub de inovação, na entrada principal do shopping, as pessoas que estão passeando podem ver essas iniciativas de empreendedorismo que nascem dentro da universidade", completou Danúbia.

No momento da realização desta reportagem, ocorria na sala Talks de Inovação a Conversa com o Iventor, onde dois inventores, depositantes de patentes na universidade, falaram com os expectadores sobre suas criações. Ainda hoje ocorrerá o Momento Cientista Empreendedor, onde pesquisadores e estudantes que fundaram empresas falarão sobre suas experiências.

Já às 20h, no Garden Grill, acontecerá o Party Pint of Science, um movimento mundial que traz para os pubs uma conversa descontraída e clara sobre inovação. Esse evento em Rio Grande contará com a participação de dois professores para que o público entenda o que são essas inovações nas áreas de robótica, automação e de tecnologias para o mar.

Amanhã, acontecerão duas atividades consideradas muito especiais pela organização da Feira, que são a palestra sobre Tecnologia Social, com o professor e pesquisador Renato Dagnino, que é uma das principais referências nacionais sobre o tema e também o Minha Tese em 180 Segundos, que contará com a participação de 12 doutorandos inscritos que falarão em três minutos suas propostas de tese.

"Pelos corredores do shopping, as pessoas já estão vendo robôs, braços robóticos, tecnologia de alimentos com várias inovações em termos de alimentação, superalimentos, embalagens com alto conteúdo de vitaminas, proteínas e nutrientes, além da ciência 3D e o pessoal do Instituto de Matemática e Física apresentando diversos projetos de tecnologia educacional", concluiu Danúbia.

O evento acontece até amanhã no centro comercial e a entrada é gratuita.

Fotos: Rodrigo de Aguiar/Grupo Oceano

Voltar Topo