São José do Norte

Equipamentos

SJN recebe novo caminhão de bombeiros

Por Rodrigo de Aguiar , 28/11/2019, 14h28

O Corpo de Bombeiros de São José do Norte recebeu, na manhã desta quinta-feira, as chaves de uma viatura zero quilômetro. O caminhão Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) atenderá as demandas do município de forma eficaz por se tratar de um veículo 4x4 e de características compatíveis com o terreno nortense.

O ato foi realizado em frente à igreja matriz São José e contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o comandante-geral, Cezar Eduardo Bonfanti, vindo da capital. A cerimônia também contou com a entrega de homenagens a personalidades que contribuíram para a instalação e manutenção dos serviços na cidade.

O caminhão é equipado com um tanque de 7.500 litros e capacidade de vazão de 500 galões de água por minuto. Para facilitar o trabalho de combate a incêndios, ele conta com três bocas propulsoras, localizadas nas laterais e na traseira. A viatura ainda é capaz de reabastecer outros caminhões durante o atendimento de uma ocorrência.

Atualmente, São José do Norte conta com uma área de plantação de pinus de mais de 10 mil hectares, número equivalente a mais de 100 campos de futebol. Avaliado em cerca de R$ 600 mil, ele é capaz de transitar pelos mais variados terrenos, o que possibilitará um tempo de resposta mais curto para as equipes.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Fernando Antônio Machado lembrou do ano de 2017, quando precisou sair às pressas e na companhia de outras autoridades para evitar a saída dos bombeiros do município. "Só de mãos dadas e despidos de partidos chegaremos mais longe", completou o parlamentar.

A prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig, disse que a nova viatura agregará muito no trabalho que é desenvolvido pela corporação junto à comunidade. Assim como Machado, ela também lembrou da luta pela permanência do Corpo de Bombeiros na cidade e afirmou que “a permanência é fundamental para a segurança do município”.

Por sua vez, o comandante-geral, coronel Cezar Eduardo Bonfanti, agradeceu à prefeita que aceitou o desafio de mudar a realidade de São José do Norte com a construção do quartel, na Rua Marechal Deodoro. “Nós não iríamos colocar uma viatura deste porte em um local onde quiséssemos sair”, garantiu o oficial.

Ainda sobre o quartel da cidade, Bonfanti informou o repasse ao Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) da quantia de R$ 324 mil oriundos do Ministério Público Federal (MPF), recurso que garantirá a conclusão das obras em um tempo menor. Além disso, ele mencionou investimentos para toda a região que deverão ser entregues já em janeiro.

Entre eles, estão motos aquáticas que atendem demandas dos deputados estaduais da zona sul e que foram adquiridas pela corporação para ampliar a atuação no litoral, durante a temporada de verão. Também está nos planos da instituição a disponibilização do atendimento pré-hospitalar nas cidades de Rio Grande e Pelotas, a partir de 2020.

Na sequência, o comandante foi convidado para visitar as obras do novo quartel que está sendo erguido a duas quadras do local onde foi realizada a cerimônia. Lá ele conheceu rapidamente a área e o ponto onde será construído um píer para a atracação das embarcações. Ainda não há um prazo estabelecido para a conclusão.

Fotos: Rodrigo de Aguiar/Grupo Oceano

Voltar Topo