FURG

Planejamento

Conselho Universitário aprova Política de Gestão de Riscos da Furg

Por Assessoria , 09/12/2019, 14h51

Na última sexta-feira (06/12), foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consun), a Política de Gestão de Riscos da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), cujo objetivo é orientar os processos de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos relacionados às atividades da universidade. A Política visa ainda auxiliar na tomada de decisão em todos os níveis da instituição e contribuir para o alcance dos objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

A resolução apresentada está em consonância com a legislação e normativas estabelecidas sobre o tema e adequada aos propósitos da instituição, conforme aponta o diretor de Planejamento da pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad), Diego da Rosa. “Além do cumprimento da legislação vigente, a Política de Gestão de Riscos trará melhorias ao processo de tomada de decisão, possibilitando aos gestores acesso a informações sobre os riscos aos quais a universidade está exposta”, afirma.

A Política de Gestão de Riscos da Furg abrange os seguintes tipos de riscos: estratégicos, operacionais, de conformidade, financeiros/orçamentários, de imagem e de integridade. A operacionalização do Sistema de Gestão de Riscos da Furg se dará pelo Comitê de Governança, Riscos e Controle Interno, o Comitê Operativo, grupos de trabalho e os gestores de risco. Estão previstas ações de capacitação de servidores a partir de um plano anual de capacitação, cursos promovidos pelos órgãos de controle internos e externos e palestras realizadas pelos Comitês e agentes envolvidos na operacionalização.

O vice-reitor da Furg, Danilo Giroldo, enfatizou que mapear os riscos dentre os inúmeros processos que ocorrem dentro da universidade é extremamente desafiador, por isso a importância de institucionalizar essa prática. “Essa não é um política trivial, vamos implantar passo a passo, junto com o Comitê Operativo para que a política aconteça de forma efetiva”.

De acordo com a resolução aprovada pelo Consun, o desenvolvimento da Gestão de Riscos da Furg ocorrerá de forma gradual, priorizando o levantamento e a gestão de riscos inerentes aos processos mais críticos e respeitando a maturidade institucional sobre o tema. “Após a Resolução do Conselho, terão início os trabalhos de sensibilização e capacitação das unidades sobre o tema”, afirmou Diego da Rosa.

Fotos: Divulgação/REINTER/Furg

Lara Nasi/Assessoria de Comunicação

Voltar Topo