Por Guilherme Rajão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, há poucos instantes, o uso emergencial da Coronavac. O pedido foi feito pelo Instituto Butantan na segunda-feira (18). O imunizante contra a Covid-19 é produzido em parceria com o laboratório chinês Sinovac.
Um primeiro lote com 6 milhões de doses da Coronavac foi liberado para aplicação emergencial no último domingo (17). Essa fração chegou pronta da China e começou a ser distribuídas pelo Ministério da Saúde nesta semana.
A Coronavac foi a primeira vacina contra a Covid-19 a ser efetivamente aplicada na população brasileira. Em Rio Grande, 2.750 monodoses estão sendo aplicadas desde a última quarta-feira (20) em grupos prioritários da primeira fase de imunização.
As 4,8 milhões serão distribuídas aos estados juntamente com as 2 milhões de doses da vacina de Oxford, que chega ao Brasil na noite desta sexta-feira (22) vindas da Índia. A tendência é que durante o final de semana mais doses cheguem aos mais diversos municípios do Brasil.