Por Guilherme Rajão
O prefeito eleito da cidade do Rio Grande, Fábio Branco, através de uma live no seu perfil no Instagram na noite de quarta-feira (25), garantiu que deverá reduzir o número de secretarias a partir do dia 1º de janeiro de 2021, quando assume a gestão municipal. A intenção do político era de começar a anunciar os primeiros nomes dos secretários já nesta semana, mas como testou positivo para a Covid-19 no último sábado (21), esse processo deve ser efetivado somente na próxima semana.
"Eu queria ter avançado mais sobre essa questão do secretariado, mas infelizmente não foi possível. Então, sigo conversando de forma remota e assim que possível vamos começar a anunciar alguns nomes. Uma coisa é certa: não abro mão da capacidade técnica de todos os meus secretários. Nós vamos diminuir o tamanho da máquina, reduzir o número de secretarias" garantiu Fábio.
Com relação aos anúncios, Branco garantiu que pretende divulgar os nomes conforme as negociações forem concretizadas. "Não pretendo esperar para anunciar o secretariado de forma conjunta. Às vezes pode faltar um ou outro, então quanto antes a gente puder ter os secretários, melhor. Isso vai colaborar com a transição e também na análise de pastas prioritárias nesse momento, como a saúde, educação, o Cassino e finanças" disse.
Saúde
Com o aumento do número de casos de Covid-19 na Região Sul do Estado, Fábio falou sobre a expectativa para o combate ao Covid-19. "Espero que tenhamos a vacina o mais rápido possível, mas até chegar lá, enquanto gestor, terei que assumir essa responsabilidade. Sobre as restrições, nós vamos acompanhando junto ao prefeito Alexandre, que inclusive já me fez o convite para participar do Comitê de Saúde, para acompanhar as decisões no período de transição. Eu acredito que as pessoas precisam se preocupar, se cuidar, mas não necessariamente temos que fechar tudo."
A possibilidade de vacinação, que conta com avanços significativos nos últimos meses, deve ser uma das atenções principais do governo Branco. "Eu até acredito que quando a vacina chegar, vai chegar pra todos. Nós vamos estar atentos para que sejamos um dos primeiros a receber isso. Estamos muito bem alinhados com a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, com o governador Eduardo Leite, e vamos estar preocupados para que ela traga tranquilidade às pessoas" finalizou.