Por Tais Carolina*
O novo representante da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor de Rio Grande (Procon), Douglas Cesar, participou de uma entrevista no programa Giro Oceano na manhã desta sexta-feira (22). O coordenador divulgou os planos para o ano de 2021, ressaltando o objetivo do Procon de estar cada vez mais perto da comunidade rio-grandina.
Na última quarta-feira (20), o Procon promoveu uma ação de atendimento no Largo Dr. Pio, área central de Rio Grande. Durante a entrevista, Douglas Cesar explicou que a iniciativa se deu para que o público fique ciente de que o Procon está de portas abertas. Ele relatou, ainda, que, ao longo do ano, a unidade móvel irá percorrer os bairros e ilhas do município para levar orientações, fazer a distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor, além de impressões de certidão do Serasa de forma gratuita.
“Entraremos em contato com as associações de bairro para que os representantes comentem sobre a ida da unidade móvel para lá, a fim de ter uma interação ainda maior junto com a comunidade local”, diz o coordenador. “O papel do Procon é estar junto com a comunidade, pois muitas pessoas não conseguem ter acesso por situações econômicas e algo do gênero. A ideia é aproximar o Procon com a nossa unidade móvel e chegar nas comunidades”, acrescenta.
Em relação às denúncias mais recebidas pelo Procon, Douglas destaca as reclamações relacionadas aos Bancos, principalmente os que fazem empréstimos consignados. “Essas empresas vêm depositando valores, principalmente, nas contas dos aposentados e, muitas vezes, os aposentados acabam fazendo o saque desses valores, o que acaba gerando grande transtorno porque depois vem a cobrança grande de juros por valores não contratados pelo consumidor”, explica.
Além de denúncias contra Bancos, o novo coordenador relata pequenos problemas locais com lojistas de Rio Grande. Segundo Douglas, em 2021, uma parceria entre o Procon e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) irá proporcionar palestras que serão direcionadas aos gerentes e vendedores das lojas. “Certas situações poderiam se resolver com diálogos simples. Antes da abertura de qualquer reclamação no Procon, sempre tem um fiscal que faz a orientação da resolução do problema para o consumidor. Então muitas vezes não são abertas reclamações formais, as questões são resolvidas em um diálogo ou de forma informal por meio de ligação para o lojista, e já resolvemos a situação sem ter que apresentar notificação”, ressalta.
Atualmente, o Procon está funcionando com o sistema de agendamento por telefone pelos números (53) 99174.0462 (WhatsApp) e (53) 3233-8499. No entanto, Douglas César ressalta que pessoas que forem até a coordenadoria sem ter agendado horário também serão atendidas. “Quem chegar ali sem hora marcada também vai ser atendido dentro de um encaixe entre um atendimento e outro”, reforça.
(* Estagiária do 3º semestre de Jornalismo sob supervisão de Guilherme Rajão)