Por Joanna Manhago*
Foi publicado pelo prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, na terça-feira (12) um decreto que prorroga a suspensão da exigência da vistoria veicular para a frota de táxis do município até o dia 31 de março. A medida foi determinada em função da crise que a pandemia de Covid-19 proporcionou ao município.
O Sindicato dos Taxistas (Sinditaxi) estava mobilizado, desde o último mês, tentando entrar em contato com o Executivo Municipal para averiguar essa situação. Carlos Oliz Silva, presidente do Sinditaxi, compartilhou um email para o departamento de jornalismo do Grupo Oceano, que foi encaminhado para a Secretaria de Transportes, que diz: “Pedimos a colaboração do executivo para solicitar a prorrogação das vistorias veiculares. Por exemplo, caso um veículo que tenha vistoria que venceu em setembro de 2020 seja fiscalizado, teríamos que ter mais esse gasto em meio a pandemia”.
O presidente afirmou que “é muito importante essa prorrogação das vistorias, pois nossa categoria está passando por dificuldades no trabalho devido a pandemia e nada mais justo que enquanto permanecer o estado de calamidade pública, nós não tenhamos esse gasto”.
(Estagiária do 3º semestre de jornalismo sob supervisão de Guilherme Rajão)