Por Guilherme Rajão
O dia 9 de agosto de 2020, Dia dos Pais, teve um significado todo especial para dois conhecidos rio-grandinos. O jornalista e comediante Léo Oliveira, e sua esposa, a jornalista Fernanda Cadaval, descobriram que seriam pais e que passariam por um dos momentos mais marcantes na vida de qualquer casal. A gravidez, inesperada, ganhou um tom ainda mais especial quando, no final do mês de agosto, receberam o resultado do exame que apontou o sexo feminino, que Cecília estava por vir.
Na última semana, ao fazer exames de rotina, o casal descobriu uma má formação chamada hérnia diafragmática congênita, que causa o deslocamento de alguns órgãos para o tórax, dificultando o desenvolvimento dos pulmões. Para que os pulmões se desenvolvam melhor, Cecília precisa colocar um balão traquial. Mas o procedimento, caro e complexo, só é feito na cidade de São Paulo-SP.
Com uma família toda rio-grandina, o convênio médico não cobre as despesas do procedimento de colocação do balão e nem mesmo as despesas de um outro procedimento de correção que deve acontecer após o nascimento. Atualmente com 28 semanas de gestação, o casal pede a ajuda da comunidade rio-grandina na campanha "Vence, Cecília!" para que, em uma grande corrente de solidariedade, seja possível realizar as cirurgias.
Qualquer valor doado será extremamente importante para a vida da pequena Cecília.