Vinícius Hädrich*
O candidato ao cargo de chefe do Executivo Municipal de São José do Norte, Arthur Vaz Müller (DEM), concedeu, na manhã desta terça-feira (03), entrevista ao programa Giro Oceano. O momento integra o projeto "Eleições 2020 Grupo Oceano - Sua escolha, nosso futuro!" que contempla entrevistas com os quatro candidatos no Giro Eleições.
Confira, na íntegra, a entrevista concedida pelo candidato Arthur Vaz Müller (DEM) à Rádio Oceano:
1) Tema: Educação
Pergunta: Além dos problemas causados pela pandemia no que se refere a volta ás aulas, é preciso investir na educação ofertando vagas e outros níveis de ensino para os jovens nortenses. Como o candidato vai encarar esse desafio?
Resposta: "Olha, Marcão, o meu objetivo, como estudei magistério e tenho conhecimento, preciso ser amigo dos professores, preciso puxar a garotada pra mim, capacitar os jovens e ser parceiro dos alunos da cidade, para que a gente possa criar uma educação com qualidade. O meu objetivo é lutar pela nossa cidade, pelos nossos jovens. Tivemos aí, em um ano e meio, mais de cinquenta homicídios, onde muitos jovens, que deveriam estar na escola estudando, eles deveriam hoje, o político em si, trabalhar em favor dos jovens com esportes, cursos profissionalizantes. Eu preciso encarar a realidade conforme ela é. Preciso buscar capacitação para esses jovens que não tem onde morar e que vivem numa situação de caminho errado. Então, o meu objetivo é trabalhar constantemente no meu governo para buscar o jovem pra mim. Preciso, hoje, que eles estudem em cursos de capacitação da nossa cidade. Vou lutar constantemente no meu governo para ser amigo da garotada, amigo dos professores. Um município que não tem educação hoje, não tem vida. Um município que não tem educação hoje, não cresce e não desenvolve. Então, Marcão, meu objetivo no governo é lutar constantemente à favor da educação. Vou digitalizar as escolas. Vou modernizar o nosso sistema de educação do nosso município."
2) Tema: Emprego
Pergunta: O município vive sérios problemas neste setor. Tivemos um impacto significativo quando da implantação do estaleiro EBR que movimentou a cidade. Hoje, existe uma pequena operação. Qual a sua visão sobre a geração de emprego e renda e como fazer?
Resposta: "Olha, Marcão, eu como empresário e empreendedor, gerador de emprego, no meu governo vou trabalhar constantemente à favor do emprego. Uma cidade que não gera emprego não é próspera. Diferente do governo atual, que não gerou um emprego nesse mandato aí, me comprometo aqui a buscar investidor de fora. Não posso me contentar de ver o negócio passar e eu não gerar emprego. Uma cidade que não tem emprego não é próspera. Vou buscar constantemente investidor de fora. Como empresário, vejo a situação do município, hoje, muito crítica. O desemprego tá grande. Me comprometo a lutar constantemente à favor do emprego, pro trabalhador levar o alimento para casa. Então eu, particularmente, como empresário e empreendedor entendo o que estou falando. Não vou aqui utilizar meu governo para empregar meus parentes, meus amigos, meus colegas. Vou trabalhar constantemente para a população. Uma cidade que não gera empregos não é próspera. Me coloco à disposição do meu município a trabalhar constantemente em favor do emprego. Vou lutar constantemente, vou buscar investidores. Não posso me contentar em deixar o município do jeito que está. A gente vê que a criminalidade aumentou no município, não temos emprego, O EBR lá… Eu, se for prefeito, vou morar dentro do EBR, Marcão. Preciso capacitar a população com cursos. Preciso gerar emprego de qualquer forma. Tenho que buscar constantemente. Se não for assim, não entraria na política, Marcão."
3) Tema: Mobilidade
Pergunta: Historicamente São José do Norte tem como foco a travessia, feita por lanchas para passageiros e balsa para veículos. Muitos projetos e ideias surgiram como o tão falado túnel. Qual a sua opinião sobre este assunto e que projeto o senhor apoia?
Resposta: "Olha, Marcão, esse assunto ele engloba, hoje, bastante assuntos. É muito importante. A mobilidade urbana nada mais é que garantir a ida e vinda da população, com qualidade e excelência. No meu governo, vou lutar constantemente para termos uma mobilidade com excelência e qualidade. A gente tem enfrentado bastante problemas em nossa lancha, onde não tem concorrência. Vou buscar concorrentes. Preciso que outras empresas venham se instalar aqui na cidade. A empresa atual, que trabalha na questão das lanchas, está deixando a desejar. Hoje enxergamos inúmeras pessoas nas filas reclamando constantemente. Eu preciso lutar contra isso aí. O dever de um gestor é vir com a solução, não se conformar com o que está hoje, Marcão. No meu governo irei lutar constantemente em favor da mobilidade urbana, o direito de ir e vir com excelência. Tivemos um exemplo agora, em época de pandemia, as lanchas lotadas. O governo atual era para ter fiscalizado, monitorado, não deixado o que aconteceu hoje aí. No meu governo não irá passar nada. Vou lutar constantemente em favor do meu povo. Mobilidade urbana, vou lutar constantemente. Uma travessia com qualidade. Esse é o meu dever de gestor, Marcão. Me comprometo, aqui, a lutar constantemente em favor do meu povo. No meu governo não vai passar nada."
4) Tema: Pós-pandemia
Pergunta: Sabemos da pouca capacidade financeira dos pequenos municípios para a realização de obras públicas e outros investimentos. Como fazer para aumentar receita e buscar recursos em fontes como esferas governamentais, empréstimos a fundo perdido e outras alternativas no pós-pandemia?
Resposta: "Olha, Marcão, nesse sentido, como costumo pregar, nunca gastar mais do que ganha. Hoje, nosso governo atual não comprometido com cuidar e zelar pelo dinheiro do povo. Eu vou ter compromisso em conversar, dialogar com nossos empresários, reeducar eles financeiramente. Preciso que nossa cidade desenvolva com empregos. O que eu vou fazer se for eleito? Vou conversar com toda classe empresarial. Não vou atrasar ninguém. Vou lutar constantemente para buscar investidores de fora. Uma cidade que não gera emprego não é próspera. O que eu tenho que fazer? Na questão da pandemia, tivemos uma crise grande no município, onde o governo atual, não tendo um caso de coronavírus, trancou as empresas, quebrando a economia. Eu não faria assim. Eu conversaria, dialogaria, fiscalizaria as entradas do município. Preciso, constantemente, entrar em diálogo com os empresários. Me comprometo aqui, constantemente no meu governo, a conversar com toda a classe empresarial. Não vou rasgar dinheiro. Dinheiro do povo não dá em árvore. O governo precisa dobrar o dinheiro do povo, e não rasgar o dinheiro do povo. Me comprometo a cuidar e zelar o dinheiro da população e ser diferente a alguns governos anteriores que não cuidaram. Hoje, o município não tem dinheiro em caixa. Preciso deixar dinheiro em caixa do município. Preciso que a cidade prospere e a única forma é não gastar mais do que ganha. Vou lutar constantemente em favor disso aí, Marcão."
5) Tema: Saúde
Pergunta: A pandemia fez com que o setor da saúde sofresse uma sobrecarga, principalmente na questão hospitalar em todos os municípios. Qual o seu plano para este segmento em São José do Norte?
Resposta: "Olha, Marcão. Como eu prego sempre. Vou lutar contra o desperdício do dinheiro público. É a única forma de deslocar dinheiro para colocar na saúde. No meu governo a saúde vai estar em primeiro lugar. Eu preciso lutar contra o desperdício de dinheiro público. Vou te citar um exemplo, o governo atual comprou uma lancha, adaptada, que vive com problemas, nunca conseguiu trabalhar, dinheiro do povo jogado no ralo. Vive com manutenções, aluguel de lanchas, eu no meu governo, eu prometo aqui, contra o desperdício de dinheiro público eu consigo comprar uma lancha modelo UTI nova, eu preciso lutar também pra tentar o meu hospital de SJN referência na região, dialogar com os prefeitos vizinhos e deixar uma união com os prefeitos da volta aí pra gente deixar nosso hospital como referência. Hoje a gente depende de Rio Grande, essa é a realidade, e eu me comprometo aqui a deixar nossa saúde lá de SJN em primeiro lugar no meu governo. O hospital precisa se tornar referência, para amanhã, depois, a gente pensar em melhorar o hospital. Equipamentos modernos, lá no futuro, uma maternidade, mas para isso eu não preciso mentir pro povo. Preciso lutar para deixar o nosso hospital referência da região. Ter união com os prefeitos vizinhos. Só assim a gente vai conseguir deixar uma saúde de qualidade para nossa população. Lutar contra o desperdício do dinheiro público."
Considerações Finais: "Quero agradecer pela oportunidade, é uma honra estar aqui. Quero mandar um abraço aos amigos nortenses, os amigos daqui. Entrei pra política pra governar e zelar pelo dinheiro do povo na nossa cidade. Não entrei pra política pra brinquedo, entrei pra fazer a diferença e a mudança é Arthur e Alexandre, 25, o meu objetivo é cuidar e zelar pelo dinheiro do povo, não empregando nenhum parente meu, nenhum amigo meu, o meu negócio é tratar com honestidade o governo de nossa cidade. Me comprometo aqui a quatro anos da minha vida trabalhar com excelência para minha população. Não sou político, eu vim de baixo, sou empresário, e eu sei o que é passar trabalho. Sei o que é não ter emprego. Sei que é as dificuldades do nosso Município. Entrei para ser a diferença. Tive convite de outros condidatos a se coligar, não tem coligação de partido algum. Eu estive no cartório recentemente assinando a doação de 80% do meu salário. O prefeito precisa ser exemplo pro Município que não tem dinheiro. Hoje o prefeito ganha R$ 15.434,00. Absurdo, eu vou dar o exemplo desde o início. Não estou usando nem o fundão. Meu objetivo é ser exemplo de gestor e eu me comprometo aqui, do fundo do meu coração e da minha alma, a cuidar de nossas crianças, cuidar de nosso povo, muito obrigado pela oportunidade, Deus abençoe vocês, Deus abençoe nossa cidade."