Por Joanna Manhago*
O 6º Batalhão de Polícia Militar está desenvolvendo junto do governo municipal a “Operação Sossego Público”. A ação tem a finalidade de promover e garantir ordem, tranquilidade, sensação de segurança e o sossego público aos membros da comunidade que transitam ou frequentam os pontos de fiscalização.
Além da Brigada Militar, estão inseridos na ação a Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Fiscais de Posturas e Fiscais da Vigilância Sanitária. A operação compõem as diretrizes do RS Seguro, programa do Governo do Rio Grande do Sul e vêm sendo realizada desde setembro em praticamente todos os finais de semana.
A fiscalização atua em pontos de aglomerações como no canalete da Rua Major Carlos Pinto, Rincão da Cebola, casas noturnas ou PUBs e também em pontos do Balneário Cassino como na Av. Rio Grande e praças. O Tenente Ávila, responsável pelo planejamento das operações, em entrevista para o Grupo Oceano frisou que “ao longo desses quase dois meses de trabalho somente na região do canalete da Rua Major Carlos Pinto, já foram apreendidas armas de fogo, drogas ilícitas, bem como houveram prisões de foragidos da justiça”.
A Operação acontece, normalmente, de sexta-feira à domingo, não necessariamente em todos os dias do final de semana e os horários variam constantemente. Durante as ações são realizadas barreiras de trânsito, abordagens a pedestres, fiscalização de casas noturnas, bares e estabelecimentos comerciais.
(* Estagiária do 3º semestre de Jornalismo sob supervisão de Guilherme Rajão)