Por Joanna Manhago*
Na noite de terça-feira (12) o prefeito Fábio Branco, junto da responsável pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Zelionara Branco, realizaram uma live, através do Facebook da Prefeitura Municipal de Rio Grande. Na live foram discutidos temas como: a determinação da bandeira vermelha para a cidade, o retorno do ensino público municipal e a vacinação da população.
No início da transmissão foi divulgado que as lives junto da SMS serão semanais, em todas as segundas-feiras, em um horário que ainda não foi definido. “As lives são um momento de conversa com a comunidade, devemos usufruir disso para entender quais são as reivindicações da população”.
Zelionara comunicou que as publicações com o boletim diário, atualizando os números referentes a Covid-19, voltarão a ser publicadas hoje (13). Os cards, com o mapeamento diário dos casos, não eram divulgados desde o dia 28 de dezembro em nenhuma rede social da prefeitura.
Em relação a determinação da bandeira vermelha para o controle do distanciamento social do município, Zelionara explicou, “através do estudo realizado pelo comitê técnico, ficamos no limite da bandeira laranja. Mas conversamos e entendemos que devemos manter a bandeira vermelha para que a população entenda que devemos manter esses cuidados, sejam eles de prevenção ou distanciamento social”.
Fábio frisou, “nós precisamos ter a consciência de que as pessoas precisam colaborar. E nós vamos bater nessa tecla, pois essa é a maneira mais fácil de termos resultados. Se nós não tivermos esse entendimento todos vão pagar esse preço”. O prefeito explicou que as ações de prevenção estão sendo levadas em consideração para que as pessoas se cuidem, e ainda assim, consigam aproveitar a praia e realizar outras atividades.
Sobre o ensino público municipal, foi dito que sairá um novo decreto com novas determinações ainda nesta semana. “Nas escolas privadas o ensino híbrido é uma opção, assim como nas escolas públicas de outras regiões. Em função disso, estamos estudando a possibilidade de trazer o ensino remoto para o município também”.
Em relação a vacinação, Fábio Branco salientou que já entrou em contato com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul para discutir a aquisição de imunizantes. “Acredito que agora o Governo Federal se mobilizou para priorizar o plano de vacinação, e a SMS já está atuando na criação de um plano que vise a distribuição da vacina no município, dentro daquilo que está inserido no plano nacional” finalizou o prefeito.
(Estagiária do 3º semestre de jornalismo sob supervisão de Guilherme Rajão)